Os lojistas e comerciantes em geral de nossa região já sabem, que o período pós-carnaval até final de abril, é de “queda” nas vendas, período este de sazonalidade para o comércio. Mas, um fato que chamou atenção foram as vendas em relação ao mesmo período do ano anterior para alguns comerciantes demonstraram maior retração.
Medidas governamentais de combate à inflação através da diminuição do consumo, como aumentos dos juros, e diminuição do crédito, retraíram ainda mais as vendas no primeiro semestre. Porém, a economia já dá sinais que o período de “abril para fechar” está chegando ao fim.
A própria economia regional demonstra melhoras, seja no aumento (mesmo pequeno) dos pedidos das inúmeras indústrias do pólo de confecções, até mesmo no aumento das vendas diretas ao consumidor final, atreladas ao inicio do período junino.
Chegou à hora de “correr atrás do tempo perdido”, preparar os estoques das lojas de roupas, acessórios, perfumaria e floricultura, que por sua vez são os artigos mais pedidos pelo consumidor neste período de festas.
O dia dos namorados, as festas das fogueiras, escolas, empresas e famílias, fazem com que os consumidores saíam ás compras, além das tradicionais festas de rua e clubes, proporcionarão um aumento significativo nas vendas de diversos artigos, é o inicio do período de melhores vendas.
Entretanto, é importante que o comércio procure proporcionar um atendimento diferenciado ao público, haja vista, que a partir de agora com o aquecimento do comércio as visitas dos possíveis clientes as lojas serão cada vez mais constantes, uma grande oportunidade para os empreendedores de conquistar novos clientes principalmente diante do inicio do segundo semestre, que de fato é o período de maior aquecimento da economia proporcionado pelo pagamento do 13º salário, confraternizações nos diversos grupos sociais como: igrejas, empresas e famílias, além do natal e ano novo. Em linhas gerais aproveite o calor do período junino para tratar o seu cliente de maneira especial, pois desta maneira ele voltará e trará amigos ao seu estabelecimento.
Por: Willamy Feitosa - É economista, com pós graduação em contabilidade e controladoria, atualmente é sócio da Skin Vest. willamyf@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário