terça-feira, 23 de agosto de 2011

CONTRARIEDADES DA VIDA - COMO REAJO AO “NÃO” ?

Desde que nascemos ouvimos a palavra "NÃO". Ela, a palavra “Não”, faz parte de nossa vida e nosso psicológico. Associanos a palavra "NÃO" as coisas negativas e ruins, em outras palavras, tudo o que é bom é "SIM" e tudo que é ruim é "NÃO". Nós, eu e você, fazemos essa associação.
 
É fácil entendermos o processo que nossa mente nos condiciona e associa o "NÃO" ao que é ruim e destrutivo e, o "SIM", ao que é bom e agradável. Dessa forma quando recebemos um “não”, este “não” nos contaria. Contaria nossos desejos, nossos projetos, nossos desejos e nossa vontade de fazer algo.
 
Contrariedades fazem parte da vida. Nesses momentos, o desafio é procurar colocar o pé no chão e compreender o que realmente podemos mudar. Sejamos francos: quem é que gosta de receber um Não, ser contariado? Ninguém. O fato é que vez ou outra isso fatalmente acontece. Somos contrariados. Recebemos um não do chefe, do conjuge, da família, do amigo(a), de Deus. O cargo que você tanto esperou e não veio, o relacionamento que terminou, a viagem que teve de ser desmarcada de última hora. A vida é feita de altos e baixos e, para viver em equilíbrio, é fundamental aprender a lidar com as frustrações que nos trazem estas contrariedades.

Nossa tendência, porém, é evitar ao máximo as situações desfavoráveis, procurando todo tipo de fuga que possam atenuar as sensações de sofrimento, dor e vazio que acompanham essas contrariedades. O próprio Sigmund Freud (1856-1919) já dizia que a atitude natural do ser humano é querer caminhar sempre em direção ao prazer. "Suportar a dor, a falha e a frustração, portanto, depende de um desenvolvimento emocional que nem todos os adultos chegam a conquistar". Se encarada como um fato real, a frustração que vem da contrariedade contém elementos importantes para o amadurecimento da Inteligência Emociona , Afetiva e Espiritual.
 
As crianças costumam idealizar o mundo e acreditar que tudo é possível, por isso, às vezes fogem das regras. Cabe aos pais, por meio de negações, mediar essa fase colocando para elas alguns limites. Sabemos que as primeiras situações que impõem o confronto direto com as regras da vida, como ter de dormir na hora, por exemplo, são difíceis de encarar, mas são também lições importantes que ensinam a lidar com o desapontamento. Claro que não é fácil ver um filho espernear. Nessas horas, a tentação de ceder é grande. "O medo de desagradar ao filho faz que a criança se torne 'fraca' ou pouco preparada para lidar com as adversidades da vida. A exposição à frustração, em um nível suportável, fortalece a personalidade".
 
Se na nossa “essência a felicidade” só é completa quando temos tudo o que queremos, no mundo concreto esse conceito é mais realista. Crescemos quando conseguimos nos satisfazer plenamente com o que podemos ter - e não com o que gostaríamos de ter. Essa visão mais madura da vida, nos faz seguir em frente apesar das contrariedades. Mas de fato, agimos ao contrário. Agimos de forma infantil diante de pequenas contrariedades, como o trânsito lento, o amigo que nos magoou, a encomenda que veio errada, a namorada(o) que não pôde nos ligar, Deus que não nos deu algo que queríamos. Coisas às quais, mesmo sabendo que não podemos mudar, damos o poder de nos irritar. Precisamos crescer e entender que aquilo que nos contraria nem sempre é o que nos prejudica e é o melhor para nós.


Talvez a pior das contrariedades são aquelas que vêem de Deus. Quando nós oramos a Deus, esperamos por uma resposta. Certo? Aprendi que as respostas podem ser SIM, NÃO e ESPERE. Sim significa aprovação, Deus concorda com seu pedido e vai realizá-lo. O espere é promoção, Deus concorda com sua petição mas ainda não é o tempo certo (lembre-se de Eclesiastes 3). E por último, mas não menos importante, a resposta mais temida pela maioria dos cristãos:o NÃO. E o que o “NÃO” quer dizer? Que Deus está te protegendo porque sabe que o seu pedido não é o melhor. Quando Deus diz “NÃO”, Deus nos protege.
 
As vezes nós não entendemos a resposta de Deus. O que pedimos parece perfeito e de acordo com a vontade dEle. Por que Ele não pode nos atender?? Por que Ele não pode dar um jeito, resolver as coisas? Sinto muito, mas eu não tenho essa resposta. A única coisa que eu sei é que precisamos obedecer. Por temor, amor e por saber que Deus só quer o nosso melhor. “Compreensão pode esperar, obediência não.”
 
Lemos na Bíblia que: 1Jo 3:22. "E tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável aos seus olhos.", Ef.3:20. "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Sem dúvidas são palavras vivas aos corações sedentos dos milagres de Deus, mas precisamos sempre prestar atenção no contexto em que foram ditas e como devemos interpretá-las. Na Bíblia, não fala que sempre Deus vai responder positivamente aos nossos pedidos. Também, está escrito que: "O coração do homem pode fazer planos mas a resposta certa vem de Deus." (Provérbios 16:1).
 
Muitas vezes imputamos à Deus uma verdadeira obrigação de não poder nos negar nada sem levar em conta alguns detalhes que fazem toda a diferença. O primeiro é que ele é Deus e que pode todas as coisas e o segundo é que ele sabe o que é melhor para nós seus filhos, conhecendo todos os nossos dias, as nossas lutas e as nossas dificuldades. Mas, mediante ao categórico NÃO DE DEUS, nos abatemos, murmuramos e achamos que Deus não se importa com o nosso sofrimento, ou, no dito popular, "Deus tirou o telefone do gancho". Como dói ouvir essa resposta, mesmo sabendo que nosso Pai sempre nos dá o melhor.
 
É fácil pensarmos que a única resposta aceitável por parte de Deus seja um “sim”. Ele responde a todas as nossas orações, mas nem sempre com um “sim”. Uma das possibilidades é recebermos um “não” em resposta. Quantas vezes, porém, nós O agradecemos por esse tipo de resposta? Embora seja difícil de entender no momento, Deus está dizendo que Ele tem algo melhor para nós ao dizer “não” do que se nos concedesse aquilo que desejamos. Isto requer que confiemos em Seu controle bondoso e soberano de todos os eventos da nossa vida. Assim, quando Deus responde à sua oração com um “não”, agradeça a Ele porque Ele responde às orações dando aquilo que é melhor para nós.
Nem sempre Deus nos explica a razão do “não”. Algumas vezes descobrimos tempos mais tarde, outras nem descobrimos. Mas devemos confiar que Deus é bom e só quer o nosso melhor. Quando Deus diz não, nós temos uma oportunidade de provar a Ele nossa obediência total e incondicional, nossa confiança na soberania e onisciência dEle.

Você já deve ter ouvido um “não” de Deus. Eu já ouvi, por mais de uma vez. E glória a Deus por isso porque hoje eu vejo que Ele me livrou de muitas coisas. Por outro lado, há alguns ‘nãos’ que eu não compreendo. Mas confio no meu Pai e sei que, mesmo eu não vendo, Ele me livrou de muitas coisas em todas as situações.
 
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam.” Hb 11.6

Creia em Deus e no Seu amor, busque a Sua vontade e você será recompensado!

Quando Deus disser não, obedeça!
 
Para concluir deixo três coisas que você precisa saber quando Deus disser “NÃO”...

1ª) TODOS OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO SEMPRE MOTIVADOS POR AMOR.

“Todos os caminhos do Senhor são amor e felicidade para com os que cumprem seus preceitos e alianças”. Salmos 25:10


2ª) A GRAÇA DE DEUS ESTARÁ PRESENTE QUANDO ELE DISSER NÃO.

“Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. II Corintios 12:8-9.
 
3ª) DEUS NÃO COMETE ERROS!

“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparam os que te buscam.” Salmos 9:10

Fique na paz e Deus te abençoe.
Pr. Mozart Lombardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário