quarta-feira, 4 de julho de 2012

Administração pública enterra de vez o Turismo em Taquaritinga do Norte


LUTO é nesse clima que estão os cidadãos da Dália da Serra, a morte do Turismo no município é algo realmente comovente para os visitantes, a população e para todos que necessitam e fazem parte deste segmento. A bela Taquaritinga do Norte viu durante a atual administração a morte de grandes eventos e não foi concretizado nada que contribuísse para o desenvolvimento do turismo na cidade.


                                        Foto: Paulo Pereira - NIC


O evento que levou o nome da cidade para o conhecimento do Brasil, foi extinto. Hoje o voo livre é apenas uma saudosa lembrança. Voadores do município e cidades vizinhas enfrentam dificuldades de voar na histórica Rampa do Pepê e por amor ao esporte praticam o voo nos destroços que sobraram da rampa e sem as condições adequadas. Os tempos de glória dos homens pássaros nos céus de Taquaritinga do Norte são lembranças do tempo em que o Turismo era vivo no município.


Em uma administração onde a mudança de secretários é algo rotineiro, o Turismo paga caro pela falta de atenção do governo municipal, que virou as costas para à secretaria de turismo no município.


O ex-vereador Geovane , Magda Lucélia e o vereador Ronaldo Veiga são os nomes que já passaram pela secretaria. O ex-vereador Geovane foi o primeiro a ocupar a cadeira de secretário de turismo da administração de Evilásio e Lero, não se sabe como ele caiu nessa cadeira, pois o mesmo, nunca desenvolveu projetos na área do turismo na cidade, ele passou pouco tempo e logo deixou a secretaria.

A ex-secretária Magda Lucélia, foi, destas pessoas que passaram pela secretaria, a que mais avançou no sentido de desenvolver o turismo na cidade, com bons projetos e uma grande desenvoltura ela conseguiu em pouquíssimo tempo realizar bons eventos e aquecer o turismo, mas por sofrer pressão dentro da própria prefeitura e falta de atenção do prefeito não conseguiu se sustentar no cargo. Em entrevista a Rádio Filadélfia no dia 8 de junho de 2012, Fábio de Jairo explica a saída de sua esposa do cargo de secretária de Turismo:

“Quando Magda assumiu a secretaria, o trabalho que ela vinha desempenhando era um trabalho de conscientização para tentar fazer com que as coisas acontecessem... Por que como é que uma cidade pode ter o título de cidade turística, se ela não tem o turismo para oferecer? Foram feitas conferências e hoje alguns bares e restaurantes se modernizaram por conta de projetos que visaram oferecer ao turista uma melhor hospitalidade...

Mas ela não teve como prosseguir por que em diversas situações pessoas que fazem parte da administração não colaboraram e fizeram por onde atrapalhar em muitas situações, coisas de gente com mal vontade... uma tentativa de boicote. Evilásio sabe de todas essas situações, embora deixando bem claro que todas as vezes que alguém colocava uma dificuldade e que ela ligava para Evilásio, de imediato ele mandava resolver... Mas me diga uma coisa, aí um secretário vai está o tempo todo tendo que ligar para o prefeito, para o prefeito ligar para um colega de pasta para dizer a ele que é pra ele colocar alguma coisa a disposição?” Explicou Fábio.



Com a saída de Magda Lucélia, o prefeito nomeou o vereador Ronaldo Veiga para responder pela secretaria, porém o vereador pegou um trem andando com uma das mãos e deixou a outra mão na Câmara de Vereadores, dessa forma não obteve sucesso também. Entrando em 2012, ano eleitoral, logo após a Festa de Santo Amaro, Ronaldo Veiga entregou o cargo de Secretário de Turismo, voltando as suas atribuições, ficando apenas com o seu cargo de vereador.


Após a saída de Ronaldo Veiga ficou clara a atual situação do Turismo em Taquaritinga do Norte, abandono geral, pois a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico já há muito tempo não possui um secretário.


Clique na imagem para ampliar

Imagem com a lista de secretários municipais no Diário Oficial,
não consta o nome do secretário de Turismo
Foto: Paulo Pereira - NIC

Ou seja, se não há ninguém para responder pela secretaria, se não há um representante como pode se esperar melhorias na área de turismo na cidade?


Outra forma de agir interessante do atual governo municipal é a maneira como são tomadas as decisões, para eles, parece não ser de interesse da população, saber o que acontece no quadro administrativo da prefeitura, nunca é feito nenhum comunicado ao povo sobre a saída ou substituição do secretário A ou B, a população sente-se perdida em meio a tantas mudanças erradas que nada contribuem para o avanço da cidade.


Opinião:


É lamentável que uma cidade com tamanho potencial turístico viva no esquecimento de seus governantes, é lamentável ver o comércio agonizando a cada dia mais e ver comércios fechando as portas e empresários buscando outras cidades, é lamentável ver eventos como a Festa das Dálias em decadência por falta de um suporte da prefeitura, é lamentável ver a tradicional e grandiosa Festa de Santo Amaro se resumir á apenas 3 dias de movimentação, é lamentável ver a desorganização na estrutura de uma festa tão importante.


Nesse período Junino não foi diferente, com uma programação sem nenhuma expressão, a prefeitura deixou a cidade sem uma comemoração digna aos festejos Juninos, não preservando dessa forma, a tradição do lugar, fazendo com que as pessoas procurem as cidades vizinhas para curtir a festa mais tradicional do nordeste, com isso o comércio pára, não surgem oportunidades e o município desaparece do mapa turístico.


No último sábado muitas cidades encerraram suas programações de São João com shows e muitas atrações, infelizmente em Taquaritinga do Norte não aconteceu NADA. Apenas um palco vazio e mais nada esperava os visitantes que chegavam a aconchegante Dália da Serra.


Foto do sábado 30 de Junho de 2012
Foto: Paulo Pereira - NIC
por Paulo Pereira
do PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário