quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Virou moda, Caixa eletrônico de supermercado em Paratibe é explodido.


Mais um caixa eletrônico foi alvo de bandidos no Grande Recife. Desta vez, um terminal bancário de um supermercado, em Paratibe, foi explodido. Segundo a polícia, a ação foi na madrugada desta quarta-feira (22), por volta das 2h30. Este foi o sexto arrombamento, este mês, no estado, em que ladrões usaram explosivos.

O supermercado Varejão fica na praça Lindolfo Collor, no centro do município. Os bandidos teriam rendido algumas pessoas que estavam na praça e depois entrado no estabelecimento.

O proprietário do supermercado, que mora próximo ao local, ouviu o estrondo e foi checar o que estava acontecendo. Chegando lá, ele ainda conseguiu ver os bandidos saindo do estabelecimento e acionou a polícia.

A explosão danificou o caixa e a área próxima. Segundo a polícia, a administração do estabelecimento não soube informar quanto foi levado do terminal e não notificou nenhum outro dano aparente. O comércio tinha circuito interno de câmeras.

REPETIÇÃO
Uma ação semelhante ocorreu na madrugada do dia 15 deste mês, em Abreu e Lima. Quatro homens usaram explosivos para arrombar dois caixas do Banco do Brasil que ficava dentro de um mercadinho no bairro de Caetés II. Em menos de 10 minutos, os bandidos explodiram os equipamentos e levaram todo o dinheiro.

Na última segunda-feira (20), outros dois caixas da agência do Banco Real, em Paudalho, também foram arrombados por bandidos. De acordo com a polícia, os assaltantes usaram maçaricos para abrir os equipamentos.

No mesmo dia, uma outra agência do mesmo banco em São Lourenço da Mata sofreu uma tentativa de assalto. Os bandidos tentaram levar o dinheiro arrombando o caixa eletrônico também usando um maçarico. Eles não conseguiram abrir o equipamento e fugiram sem levar nada.

BALANÇO
De acordo com números da Polícia Civil, apenas em 2010, 21 bancos foram roubados em Pernambuco e 22 agências foram arrombadas. Ainda não foram computados os crimes desta semana nas estatísticas.

Os policiais identificaram também que para agilizar a ação, os criminosos passaram a usar explosivos. São várias quadrilhas que atuam em todo o Estado. O uso de explosivos, porém, é exclusivo no interior, onde os sistemas de segurança são mais fracos.

Ainda segundo dados da Polícia Civil, 34 pessoas foram presas este ano, em Pernambuco, acusadas de envolvimento com assaltos a banco. A Federação Brasileira dos Bancos disse que não existe nenhuma mudança prevista para as agências de Pernambuco.

Por lei, todos os bancos são obrigados a elaborar um plano de segurança para ser avaliado pela Polícia Federal. Esta afirmou que as agências do Estado cumprem as normas exigidas, que incluem alarmes com monitoramento e comunicação, além de vigilantes treinados.

Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário