A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou nesta quinta-feira (29) uma campanha para melhorar a adimplência oferecendo condições especais de negociação: 80% no pagamento à vista de contas em atraso até o dia 01/03/2011 e 40% para o pagamento parcelado. A campanha, intitulada "Fique Legal com a Compesa", será válida até o dia 31 de janeiro de 2012 e os clientes já podem procurar um dos 103 pontos de atendimento da companhia em todo o Estado já a partir desta sexta (30). Segundo o diretor Comercial da Compesa, Décio Padilha, a expectativa da empresa é recuperar R$ 104 milhões de um montante de R$ 570 milhões que estão em aberto, dívida acumulada pelos clientes nos últimos 10 anos. Atualmente, são cerca de 340 mil devedores.
Outra novidade anunciada pela Compesa é que a partir de 2012 a empresa vai premiar os clientes que pagam a sua conta em dia. Em março, a companhia fará uma aferição da matrícula dos clientes adimplentes das contas dos últimos seis meses, incluindo janeiro de 2012. O sorteio será em março e a entrega dos prêmios (televisores, geladeiras e DVDs) em abril. "A nossa intenção é reconhecer a importância desse cliente para a empresa e oferecer prêmios para incentivar essa cultura. O pagamento em dia da conta ajuda a Compesa a melhorar e expandir os seus serviços, além de reduzir o percentual de reajuste da tarifa",
pontuou Décio Padilha.
A Compesa tem hoje uma carteira de 1.725 mil clientes. Desse total, 215 mil estão no SPC/Serasa e 203 mil estão com a água cortada e 640 estão na Justiça, o que resulta em uma dívida de R$ 570 milhões. Desse
universo, 4.328 são grandes devedores, que juntos somam R$ 36 milhões, dívidas concentradas (73%) na Região Metropolitana do Recife. Ao justificar a campanha, que não será prorrogada, o diretor Décio Padilha informou que a Compesa, dentro das comemorações dos seus 40 anos de existência e da conclusão do Sistema Pirapama (um investimento de R$ 600 milhões), decidiu elaborá-la com condições extremamente atrativas de negociação de débito.
“Esta será uma ótima e única oportunidade para negociação de dívidas com essa condições. O nosso objetivo é resgatar esses clientes, dar a oportunidade para limpar o nome dos devedores e melhorar a adimplência", frisou Padilha. Segundo ele, além do investimento no complexo de Pirapama, a Compesa vai aplicar R$ 150 milhões apenas na melhoria da rede de distribuição o Recife, já que o problema de falta de água foi resolvido. Padilha disse ainda que o interesse da Compesa não é levar o cliente ao SPC/SERASA, corte ou ações judiciais. "Queremos conquistar esse cliente e negociar oferecendo vantagens para que ele quite a dívida e se torne adimplente.", frisou.
Para chegar até o cliente residencial inadimplente, a Compesa vai enviar 350 mil cartas informando da campanha e fazendo a convocação para a negociação. Emissoras de rádio também serão acionadas para divulgar as vantagens oferecidas e carros de som também serão utilizados como estratégia de divulgação no interior e áreas de baixa renda. Também serão realizadas visitas (grandes devedores, aqueles que têm débito superiores a R$ 100 mil ). Serão envolvidos 625 empregados nessa missão, incluindo até o próprio diretor Décio Padilha. "Queremos virar o ano com um programa inédito na Compesa e possibilitar a recuperação de crédito", afirmou.
CONDIÇÕES ESPECIAIS: O desconto de 80% é para o pagamento à vista de dívidas contraídas até 01/03/2011. Também não serão cobrados juros e multas dessa dívida. Quem optar pelo parcelamento, o desconto será de 40% do total do débito, sendo a entrada o valor da sua última fatura. Quem pagar em até 24 parcelas, além dos 40%, não serão cobrados juros. Quem escolher pagar a dívida em até 48 meses, será cobrado juro de 0,5% e em até 60 meses, a taxa de juros será de 1,0%. O cliente, inclusive da Tarifa Social, poderá procurar qualquer unidade da Compesa no Estado e fazer a negociação. Informações também podem ser obtidas pelo 0800 081 0195.
QUEM PERDER A OPORTUNIDADE: Após o encerramento da campanha em 31/01/2012, a Compesa avisa que retomará a negativação do cliente no SPC e SERASA. Serão incluídos aqueles que têm conta em atraso a partir de 30 dias e contas acima de R$ 26,23 (tarifa mínima). Cliente da tarifa social, por Lei, não pode ser negativado. Outra medida será o corte e vale para o cliente também com conta de 30 dias de atraso e contas acima de R$ 5,61, que é o valor da taxa da Tarifa Social. E a terceira ação é o envio de cliente para cobrança judicial. "Negociar ainda é a nossa melhor política. Estamos abertos a negociação. Essa campanha com condições atrativas é um estimulo para que o cliente nos procure e Fique Legal com a Compesa", finalizou Décio Padilha.
Enviada por Jornalismo Oficina Comunicação
Tâmara Pinheiro
Assessoria de Imprensa - Compesa
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