segunda-feira, 20 de junho de 2011

II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas reafirma força da blogosfera















 Na noite de sexta-feira, 17, cerca de 500 blogueiros de 21 estados lotaram o auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio para o inicio do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília. Diferente da primeira edição, quando o eixo central dos debates foi focado na campanha eleitoral presidencial, desta vez, os blogueiros discutiram diversas formas de continuar a luta e o debate por um novo marco regulatório de comunicação que acabe com o oligopólio midiático existente no Brasil e pela efetivação do Plano Nacional de Banda Larga.

Na abertura festiva do encontro, o ex – presidente Lula foi o aplaudido pela maioria, que como convidado mais esperado, parabenizou aos blogueiros pelo contraponto à velha mídia na última campanha eleitoral. “Os blogueiros tiveram um papel extraordinário, mostraram que o povo não precisa mais de intermediário mais na comunicação.” O ex- presidente também criticou o papel dos falsos formadores de opinião e cobrou que a discussão sobre um novo marco regulatório dos setores de comunicação continue em andamento.

Em seguida, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ocupou o lugar de Lula na mesa de debates, e falou sobre a importância e o desenvolvimento do Plano Nacional de Banda Larga. O ministro também disse que os meios de comunicação precisam saber “ouvir críticas”, cobrou a aprovação de lei pelo Congresso que estabeleça o direito de resposta e disse estar finalizando o debate da nova regulamentação. Após o recado direto, recebido pelo ex-presidente, de que “a gente não pode ter medo do debate”, o ministro deparou-se com perguntas como se o governo tem ou não a intenção de propor ao Congresso Nacional um projeto de lei que figure a proibição da “propriedade cruzada” de meios de comunicação, assim como fizeram os governos da Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela. No entanto,o ministro respondeu evasivamente, deixando uma verdadeira interrogação no ar.

Na manhã de sábado, houve um debate caloroso entre o jurista Fábio Konder Comparato, o professor Venício Lima e da deputada Luíza Erundina, que arrancou aplausos, ao demonstrar sua imensa lucidez e capacidade de luta pela minoria.

Na parte da tarde, os blogueiros se dividiram ao participar de um importante debate com representantes de partidos políticos e blogueiros como o ex-ministro da Casa Cívil, José Dirceu, o ex-deputado, Brizola Neto e o deputado João Arruda, do PMDB. Paralelamente, ocorreram 10 oficinas para tratar de variados temas, reuniões de grupo e a plenária final do encontro.

O encontro mobilizou na web mais de mil internautas durante os três dias de transmissão pela TVT e pela Rede Brasil Atual. O evento também ocupou por dois dias o topo do Trending Topics do Twitter. Até mesmo o presidente recém eleito no Peru, Ollanta Humala, enviou uma saudação ao evento, via Twitter.

Na opinião do jornalista. Blogueiro e membro da Comissão Organizadora do evento, Altamiro Borges, o encontro aprovou um plano de ação que permite o fortalecimento do movimento. Ele está centrado na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil – na luta por um novo marco regulatório do setor, pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga e contra qualquer tipo de censura na rede. Ele garante a autonomia da blogosfera, que faz o combate às manipulações da mídia golpista, mas que também critica e pressiona o governo – não tem nada de chapa-branca.

COBERTURA DO PIG

Para um encontro de “blogueiros sujos”, como foram intitulados pelo tucano José Serra, o evento teve grande cobertura do PIG. Antes do encontro, devido a certa desconfiança de que autoridades e “celebridades políticas” estariam presentes, nenhum veículo noticiou, mas diante da presença do ex-presidente Lula, o governador de Brasília, deputados e ministros, os “deturpadores de opinião” tiveram um verdadeiro choque com a dimensão e a qualidade dos debates. Como não poderia ser diferente, a cobertura não foi imparcial, tampouco, otimista. Os integrantes da imprensa que continua acreditando que pode esconder, deturpar ou vetar alguma coisa, tratou o II Encontro Nacional de Blogueiros como palco de políticos, menosprezando a força da blogosfera, que hoje, prova a sua grande potencialidade na disputa pela hegemonia da comunicação.

Jornais como O Globo, Folha de São Paulo, e Estadão tentaram caracterizar como ilegal o patrocínio que algumas empresas de economia mista, empresas privadas e sindicatos, pessoas físicas e até o governo do Distrito Federal deram ao Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade sem fins lucrativos, que organiza os encontros.

Abaixo, é possível constatar o tom que a imprensa ligada ao PSDB e ao DEM tratou o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas:

FOLHA DE SÃO PAULO

20 de junho de 2011

Blogueiros “progressistas” pedem novo marco regulatório da mídia

DE BRASÍLIA - Uma carta aberta redigida por blogueiros que participaram de um encontro em Brasília pede novo marco regulatório dos meios de comunicação (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor) e faz ataques à mídia.

O evento, patrocinado por Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu Binacional e governo do Distrito Federal, terminou ontem, em Brasília, e contou com a presença de cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.

“É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas”, diz trecho da carta.

Blogueiros pedem divulgação imediata do projeto redigido pelo ex-ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social na gestão Lula), ainda não tornado público.

A abertura contou com a participação de Lula e do ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Lula criticou o papel de “falsos formadores de opinião”, e Bernardo disse que os meios de comunicação precisam saber “ouvir críticas”.

—–

O Estado de São Paulo

18 de junho de 2011

Dirceu convoca blogueiros contra ‘grande mídia’

‘É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar’, disse o ex-ministro

Andrea Jubé Vianna – O Estado de S. Paulo

Ao participar do Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o ex-ministro José Dirceu convocou os blogueiros a se mobilizarem e somarem forças para o embate contra os grandes veículos de comunicação. De acordo com o ex-ministro – que se considera “o grande alvo da mídia” nos últimos dez anos –, existe uma “disputa política do direito de informar” e uma disputa comercial pela verba publicitária do governo.

“É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar, querem desqualificar os blogs”, afirmou Dirceu a um auditório lotado por cerca de 200 blogueiros. Dirceu defendeu a urgente regulamentação dos meios de comunicação, a concretização do programa nacional de banda larga e a aprovação do projeto de lei 116/10, que institui novas regras para o mercado de tevê por assinatura.

“É uma vergonha que isso (a regulamentação) não seja realidade. Não é de interesse de alguns grupos (de comunicação) que estão sendo contra o progresso, eles querem manter o monopólio da informação”, criticou. Ele ainda desafiou o Congresso a aprovar a nova lei. “Se o Poder Legislativo é soberano e autônomo, ele fará a reforma (dos meios de comunicação)”.

Num tom que lembrava o ex-líder estudantil que lutou contra a ditadura militar, Dirceu prometeu unir-se aos blogueiros no embate contra os grandes meios de comunicação. “Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês”.

—–

BLOG DA PETROBRÁS SE MANIFESTA

Resposta da Petrobrás ao jornal Folha de São Paulo

Pergunta: Qual o valor do patrocínio ao 2º Congresso Nacional dos Blogueiros Progressistas, que acontece de 17 a 19/06/2011, no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília? Por que a Petrobras está patrocinando o congresso?

Resposta: A Petrobras patrocina o evento em função da importância crescente das novas plataformas digitais de comunicação, que estão inseridas na estratégia de comunicação global da Companhia como importante instrumento de suporte aos seus objetivos de branding e negócios. Por isso, a Petrobras mantém um blog e está se inserindo nas Redes Sociais. Além disso, o evento promoverá aumento da percepção positiva da imagem empresarial, visibilidade da marca, o estímulo ao relacionamento positivo com a sociedade e o rejuvenescimento da marca.

—–

Em primeiro lugar, há que esclarecer o que a imprensa oposicionista tenta distorcer: empresas de economia mista como a Petrobrás ou até mesmo governos de todos os níveis (federal, estadual e municipal) financiam eventos análogos. Empresários têm eventos financiados, total ou parcialmente, todo o tempo.

No caso da imprensa que se autodeclara “oposicionista”, o financiamento vai à casa das centenas de milhões de reais. Em sua “defesa”, essa imprensa diz que todo esse dinheiro se deve à sua audiência.

Se assim for, posso garantir que o financiamento público e privado ao evento dos blogueiros em Brasília é mais do que justo porque não temos, todos juntos, muito menos audiência do que uma Folha, se não tivermos mais audiência.

A matéria desse jornal que este texto reproduz, portanto, resume-se ao exercício de oposicionismo rasteiro e inconseqüente que levou à derrota eleitoral, entre tantas outras, também as pessoas que você vê na foto no alto deste texto.

PRÓXIMOS ENCONTROS JÁ ESTÃO DEFINIDOS

O próximo Encontro Nacional de Blogueiros será na capital baiana, Salvador (BA), em maio de 2012. Na plenária final do evento, também foi deliberada a realização de um encontro internacional de blogueiros, decisão ousada, que será concretizada na cidade de Foz do Iguaçu (PR), no próximo mês de setembro. A decisão dos blogueiros progressistas trata-se de uma internacionalização de um movimento que não para de ganhar forças no país, não somente pelo grande apoio e pela presença de ministros e deputados, mas pela organização dos integrantes e, e do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, liderada por jornalistas e ativistas engajados na luta pela real democratização da comunicação.

Além disso, também houve encaminhamentos e propostas que a blogosfera sintetizou numa carta compromisso. Os blogueiros progressistas põem em primeiro plano o marco regulatório dos meios de comunicação, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o combate à censura e a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento da blogosfera.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário