quinta-feira, 3 de maio de 2012

O ego falou mais alto.



Em comemoração aos 125 anos de Emancipação Política, Taquaritinga do Norte foi homenageada na Assembléia legislativa de Pernambuco na noite de quarta-feira dia 02/05, uma homenagem indicada pelo deputado Diogo Moraes que estava presente na ocasião juntamente com outros deputados e autoridades do estado.

A homenagem ao município correu naturalmente com a participação de um coral, execução de hinos e apresentação de um vídeo com imagens do município.

Ao usar a palavra o deputado Diogo Moraes fez um discurso digno da ocasião, onde explanou sobre as belezas, o clima, as potencialidades e a importância do município no estado, um discurso bem elaborado que trouxe dados e fatos históricos da Dália da Serra, ilustrando a noite de homenagem.

Dando prosseguimento o prefeito do município Evilásio Araújo foi convidado a fazer uso da palavra, ele que sempre usa frases de efeito e tem um jeito inusitado de se pronunciar, manteve seu estilo e mais uma vez causou polêmica.

O prefeito começou falando de sua origem e depois entrou em sua vida pessoal, alegando ter sido de família humilde e contou um fato muito inoportuno para a ocasião. O prefeito que foi “sulanqueiro” e “quebrou”, usando estas palavras afirmou que não foi bem sucedido nos negócios. Afirmou que foi vítima de cheque sem fundos na sua terra e que isto o colocou uma situação delicada. Se expressando firme e gesticulando exageradamente o prefeito prosseguiu falando de sua trajetória até chegar ao cargo de prefeito.

Alguns presentes na Assembléia Legislativa fizeram expressão de não entender o discurso totalmente político do prefeito, um discurso não apropriado para a solenidade.

Em continuação o prefeito se referiu aos seus opositores no município, usando a seguinte frase:

"Quando me chamaram de negro burro, a oposição acertou 50%, acertaram no negro, erraram no burro."

Após atacar a oposição o prefeito continou e contou um fato que aconteceu com ele em outra ocasião ali mesmo na ALEPE. Contou que certa vez participando de uma sessão lá, todos acompanhavam tranquilamente e ninguém havia aplaudido nada naquela oportunidade mas quando ele foi anunciado todos os que estavam presentes no momento o aplaudiram calorosamente. Empolgado finalizou seu discurso pedindo mais atenção do governo para a região onde está localizada Taquaritinga do Norte.

O prefeito fez um discurso totalmente na 1ª pessoa, desviando o foco da homenagem, que na verdade era em circunstância dos 125 de emancipação política do município que ele administra, tema que teve apenas 10% de importância em suas palavras. Encerrou dizendo que sentia-se muito satisfeito e lisonjeado.

OPINIÃO:
Se procurar uma palavra para descrever este discurso e comportamento do prefeito, a mais adequada seria “absurdo!”. O despreparado gestor de Taquaritinga do Norte não perde uma oportunidade para exibir se ego e personalidade insólita. Ao assistir a homenagem eu não esperava que o final seria tão desastroso como foi, como cidadão norte-taquaritinguense me senti envergonhado por ter um representante que não se ajusta aos conceitos sociais.


Não imaginava que diante de uma solenidade de tal importância alguém levaria um discurso “politiqueiro” para expor diante de autoridades do estado quando na verdade a ocasião era de se render homenagens ao lugar de origem de muitas pessoas ali presentes e do próprio gestor.


Não se sabe a razão pelo qual o prefeito usou determinado comportamento, mas demonstrou uma total falta de compostura ao falar sobre ser vítima de cheques sem fundos de seus próprios munícipes, fatos que não condizem com a história de nosso município e que fazem parte apenas da história de um cidadão que demonstrou prepotência, arrogância e despreparo emocional no uso de suas palavras numa ocasião especial.


Não vou plagiar a frase de Boris Casoy, mas usar uma parecida: “Isto é um absurdo!”

Por Paulo Pereira
NIC – Núcleo de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário